Ensino Fundamental 1 (1° ao 5° anos)

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, do 1° ao 5° anos, trabalhamos com estruturas interdisciplinares, focando no desenvolvimento cognitivo e intelectual do aluno. Além de desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender um texto e raciocinar, é importante que o aluno desenvolva também nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

Nosso colégio sabe que é preciso preparar nossos alunos para ir além das possibilidades que lhes são oferecidas ao longo de sua trajetória: eles precisam pesquisar, testar, conhecer, ou seja, estar em constante busca pelo conhecimento.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais nos orientam que nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a criança deve desenvolver a capacidade de representação indispensável para a aprendizagem da leitura, dos conceitos matemáticos básicos e para a compreensão da realidade que a cerca. Prepará-la nesta fase é essencial para que possam melhor se desenvolver posteriormente nas fases mais complexas da vida escolar. Pensando desta forma, nosso colégio traz desafios, exercícios dinâmicos e blocos de curiosidades, estimulando sempre a aprendizagem e fortalecendo o discente para os desafios futuros.

Ensino Fundamental 2 (6° ao 9° anos)

Já para esta etapa, o Colégio Américo de Oliveira está voltado para os desafios que os discentes irão enfrentar nos próximos anos, com isso trabalhamos com variados níveis de questões que possibilitam a verificação da aprendizagem e a formação integral do aluno. Exercícios com questões atualizadas, retirados dos últimos vestibulares, aumentam gradativamente o nível de dificuldade e fazem com que o aluno tenha uma base sólida para o Ensino Médio. Tudo isso para que o discente, ao concluir a Educação Básica, sinta-se preparado para realizar provas de inúmeros concursos nacionais.

Interdisciplinar e com conteúdo diverso, nosso colégio possui ferramentas que contribuem para o processo de aprendizagem, com formação ética, moral e cidadã. Agregando teoria e prática, o aluno possui capacidade de pensamento crítico e autonomia intelectual, estando preparado para vencer futuros desafios. Sabemos que é preciso preparar nossos alunos para ir além das possibilidades que lhes são oferecidas ao longo de sua trajetória. Eles precisam pesquisar, testar, conhecer, ou seja, estar em constante busca pelo conhecimento. Por isso, propomos sempre atividades que despertem no aluno o interesse pela pesquisa e desenvolvimento da autonomia, a fim de formar um cidadão crítico. Prepará-lo o quanto antes e mostrar as diversas carreiras que podem ser tomadas contribuirá para que as conquistas e os sonhos sejam realizados com mais intensidade, galgando o futuro através de tudo o que se cultiva no presente.

No Colégio Américo de Oliveira, o aprendizado é um momento de troca de experiências entre o professor e o aluno, que é preparado para descobrir suas habilidades, iniciar projetos, realizar sonhos e fazer suas próprias escolhas como um agente transformador na sociedade.