Breve histórico

A fundadora do Colégio Américo de Oliveira é a Professora Aracy de Oliveira Teixeira Lyra, educadora que iniciou sua atuação docente ensinando seus filhos, quando os alfabetizou.

A primeira sede do C.A.O. foi em Magalhães Bastos, RJ, na rua Tenente Coronel Cunha, 95. Neste local foi formada a primeira turma de preparatório para Concurso do Colégio Militar - 5ª série (hoje 6º ano) do Ensino Fundamental com 20 alunos inicialmente. Com o êxito obtido a procura de novos candidatos fez com que a Professora buscasse um novo espaço e fundasse primeiramente um Curso Preparatório, hoje uma escola que atende a Educação Básica.

O Colégio Américo de Oliveira foi fundado em 26 de setembro de 1953.

Caracterização da Instituição

A infraestrutura disponível no Colégio Américo de Oliveira tem importância fundamental no processo de aprendizagem. É recomendável que uma escola mantenha padrões de infraestrutura adequados para oferecer ao aluno instrumentos que facilitem seu aprendizado, melhorem seu rendimento e tornem o ambiente escolar um local agradável, sendo, dessa forma, mais um estímulo para sua permanência na escola.

O Colégio Américo de Oliveira é uma Instituição particular de ensino, apolítica, baseada no direito de livre associação e de livre iniciativa, com sede à Av. Engenheiro Assis Ribeiro, 433, Marechal Hermes, no município do Rio de Janeiro.

O Colégio Américo de Oliveira oferece Ensino Fundamental, organizado em duas etapas – 1º ao 5º anos e 6º ao 9º anos – e Ensino Médio Regular; E poderá oferecer Educação de Jovens e Adultos e Cursos Livres.

O processo educacional do Colégio Américo de Oliveira, é desenvolvido em turmas mistas, no regime de externato em turnos de manhã, tarde e noite e no horário de 07h às 22h30min.

A partir de sua filosofia, finalidades, princípios e objetivos, o Colégio Américo de Oliveira elaborou sua Proposta Pedagógica coerente com os preceitos contidos em seu Regimento, contando para isto com a participação dos Corpos Técnico e Docente que, mais do que atores, são autores da história construída com seus alunos.

filosofia educacional adotada pelo Colégio Américo de Oliveira pressupõe que:

a) a educação é um patrimônio da sociedade e cabe ao Colégio zelar por ela, transmiti-la fazendo uso de metodologias adequadas, respeitando as diferenças individuais dos alunos;

b) o ensino deve visar à formação integral da personalidade do educando abrangendo todos os seus aspectos, a partir da conjugação da parte formativa e informativa da aprendizagem.

Objetivo geral

Favorecer a integração social do educando, colaborando para o desenvolvimento de suas aspirações e suas potencialidades nos diferentes estágios de seu crescimento intelectual vivenciando um currículo com bases teóricas sócio interacionistas, que permita ao educando o desenvolvimento das habilidades intelectuais, o sentido das relações, a descoberta das reações e dos sentimentos promovendo entre os educadores uma formação permanente, entendida como desenvolvimento de atitudes básicas, de crescimento pessoal e aperfeiçoamento teórico-prático profissional estimulando  a participação das famílias no compromisso de colaborar na formação integral de seus filhos, compartilhando com os princípios e  objetivos do Colégio Américo de Oliveira para a mudança e o desenvolvimento social e  para a formação ética com excelência humana e alto nível acadêmico.

Missão

Oferecer uma educação pautada nos valores éticos, morais, políticos e sociais formando assim, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de interagir e transformar a realidade para uma vida digna em sociedade.

Visão

O Colégio Américo de Oliveira quer ser reconhecido como uma instituição que responde, através de um projeto educativo multicultural aos desafios da contemporaneidade. Por conseguinte, desenvolve uma educação de excelência e promove a valorização da reciprocidade na vivência entre educadores, alunos e familiares, como também a organização de uma gestão e de um projeto pedagógico voltados para o aprender a pensar, a ser e a agir de maneira criativa e transformadora, com crescente autonomia, movida pelos valores sociais e pelo compromisso com a justiça social.

Depoimentos de clientes